(33) 99146-7772 - (33) 99161-9100

    • (33) 99953-0909

Algumas Empresas crescem na pandemia.

Por:Everton
Sem categoria

05

maio 2021

Desde que surgiram os primeiros indícios da gravidade da pandemia de Covid-19, institutos de pesquisas e organizações internacionais estão tentando calcular os prejuízos econômicos e no mercado de trabalho. No último dia 22, a Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco de crédito, divulgou um levantamento onde aponta uma queda de 3,9% no PIB global. No fim de março, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) previu que a paralisação da economia pode exterminar 25 milhões de empregos em todo o mundo.

O isolamento social imposto para tentar conter a disseminação do novo coronavírus provocou mudanças na nossa rotina, com efeito cascata. Muitos setores estão sendo altamente impactados – turismo, eventos e o comércio físico são apenas alguns deles. Mas, como em qualquer crise, enquanto alguns perdem, outros ganham.

Uma pesquisa realizada pela SEMrush, companhia norte-americana especializada em marketing digital, analisou o impacto da pandemia no comportamento online das populações para entender quais setores e empresas foram mais e menos afetados. “Muitas empresas foram impactadas negativamente, como o setor aéreo, que é o que mais sofre neste cenário. Mas o resultado das pesquisas mundiais na internet deixa claro que os serviços que ajudam no trabalho em casa e no entretenimento estão se destacando positivamente neste cenário”, afirma Maria Chizhikova Marques, coordenadora de mercado da SEMrush.

Entre os segmentos com maior impacto positivo nos últimos meses está o de plataformas de trabalho remoto. O Zoom, ferramenta de videoconferências e webinars cuja popularidade disparou com o home office e a transferência das aulas para o ambiente virtual, saiu de 10 milhões de usuários em dezembro para 200 milhões em março. Só no dia 1º de abril, mais de 25 milhões de reuniões foram realizadas de maneira online em todo o mundo pela plataforma. Mesmo com as suspeitas levantadas sobre privacidade, as ações da empresa, que valiam US$ 68 em janeiro, fecharam no dia 22 de abril em US$ 150,25. O aumento é surpreendente, principalmente se levarmos em consideração que as bolsas estão caindo mais de 30%.

Já o Skype registrou aumento de 70% em março, segundo a Microsoft, e os minutos de chamadas entre contas da plataforma mostraram incremento de 220% em relação a fevereiro. O Hangouts Meet, do Google, aumentou 25 vezes na comparação entre os dois primeiros meses do ano, e constatou crescimento diário de 60% nas últimas semanas.

E, ao que tudo indica, essa é uma tendência que deve se manter em alta mesmo após a pandemia. Prova disso é que o Facebook anunciou, na sexta-feira (24), uma ferramenta de videoconferência e expandiu recursos de transmissão de vídeos ao vivo. A companhia afirmou que o Messenger Rooms permitirá reuniões com até 50 pessoas, sem limite de tempo, e terá um layout semelhante ao oferecido pela rival Zoom, com a exibição das imagens de 16 participantes na tela do computador e de até oito nos dispositivos móveis. O lançamento estava programado para o terceiro e quarto trimestres, em fases, mas foi antecipado depois que a rede social constatou o salto nas chamadas em grupo durante a pandemia.

 


Compartilhe:

(33) 99146-7772

(33) 99953-0909

contato@evertonsilvaconsultoria.com.br